Os 3 Segredos para ter Sucesso Rápido com Energia Solar Fotovoltaico

Que tal entrar hoje mesmo para um mercado que tem poucos concorrentes e alta demanda?
Que cresce mais de 300% ao ano?

Antes de revelar os 3 segredos, creio que pode estar passando pela sua cabeça a seguinte pergunta:

QUEM ME GARANTE QUE ESSE NEGÓCIO DE ENERGIA SOLAR É BOM MESMO?

Vou então te falar como anda esse mercado e as projeções para o futuro em nosso país.

projecao

Com base nesse gráfico disponibilizado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) percebemos uma projeção fantástica do número de instalações de sistemas fotovoltaicos.

De acordo com o estudo completo, o Brasil saltou de 7 instalações em 2012 para 105 mil em 2019. E para 2024 a expectativa é de atingir cerca de 887 mil instalações, mas outras fontes preveem números acima de 1 milhão.

Isso equivale a um crescimento de mais de 300% ao ano. Apesar da rápida expansão da energia solar no Brasil, essa fonte limpa e renovável responde por apenas 1,2% da matriz elétrica do país, mas esse potencial poderá chegar até 10% em 2030.

materia-energia-solar

Um dado interessante sobre esses mercado ocorreu recentemente na Califórnia – Estados Unidos. Nesse estado agora em 2020 é obrigado a instalação de um sistema solar em todas as novas residências. Já pensou se essa moda vem para o Brasil?

Há alguns aspectos que explicam o porquê desse crescimento tão acelerado:

  • A maioria das regiões do nosso país possuem altos índices de irradiação solar, o que proporciona um bom desempenho na implementação dos sistemas fotovoltaicos;
  • Crise hídrica que encareceu o preço da energia muita acima da inflação;
  • Os incentivos governamentais, como as linhas de financiamento com prazos de pagamentos prolongados e juros mais baixos;
  • Diminuição do custo para aquisição dos kits de painéis solares;

Consegue perceber agora a grande demanda de profissionais qualificados para atuarem nesse mercado em franca expansão?

"VENDER SEM VENDER"... Mas o que é isso?

Esse é um dos 3 segredos que tenho para te revelar, porém sem dúvida nenhuma é o mais importante, pois como já mencionado, o nosso foco aqui é te revelar o pulo do gato que transforma a energia solar em um negócio que realmente vale a pena investir

Aquilo que importa no final das contas: muito dinheiro no bolso e uma fonte de renda em constante crescimento

Você quer transformar esse trabalho em sua única fonte de renda e a garantir uma conta bancária gorda?

Se a resposta for SIM, fique comigo amigo!

Lembra da história passada eu te falando que tanto eu como meu sócio não gostávamos de vender e meu amigo de Ribeirão Preto nos aconselhou a vender sem vender?

Pois é! Vamos ver agora o próximo capítulo dessa novela :)))

Meu amigo explicou:

familia“Victor, o segredo é SURPREENDER SEU CLIENTE DE ALGUMA FORMA“.

Muitos “profissionais” ou “empresas” do ramo ficam focadas em oferecer a proposta mais barata, achando que isso é o suficiente para fechar mais contratos.  

Cuidado se você pensa assim! Preço tem sua importância, porém a SEGURANÇA, PROFISSIONALISMO e RELACIONAMENTO que você tem com seu cliente em potencial conta muito mais na hora da tomada de decisão. 

Entenda que os valores relacionados ao kit de energia solar fotovoltaica, projeto e prestação de serviços são muitos parecidos. 

Logo, o segredo para você disparar na frente da sua concorrência e aumentar cada vez mais sua taxa de fechamento de contratos lucrativos é ser visto pelo seu potencial cliente não como mais um prestador de serviço, mas como “O VICTOR”, “O THULIO”, “O ” que o ajudou a reduzir sua conta de energia e possibilitou a longo prazo, transformar essa economia em algo de valor para ele mesmo e sua família. 

Sabe Victor, o segredo é você sempre estar se perguntando: 

“O que posso fazer para melhorar a cada dia e oferecer sempre mais SEGURANÇA, PROFISSIONALISMO e RELACIONAMENTO para meu cliente?” 

Sabe, me caro! Vou te confessar que relutei muito em aceitar essas novas ideias do meu amigo de Ribeirão, pois como já te falei, meu perfil e do meu sócio sempre foi mais voltado para a área técnica e essa coisa de marketing ainda era uma pedra em nosso sapato.

Mas vou te falar… Quando comecei a me colocar no lugar do cliente e colocar em prática ações simples nesse sentido, nosso negócio de energia solar fotovoltaica deu um BOOM… 

Percebi que a coisa toda não era um bicho de sete cabeças. Na verdade, a cada dia que passa o processo de vendas fica cada vez mais simples e eficiente, pois eu e o Thulio vamos implementando novas estratégias para fechar o máximo de contratos possíveis.

E por acaso, vamos te apresentar abaixo um dos nossos casos de sucesso em que usamos uma de nossas estratégias de “vender sem vender”.

Você não pode perder essa! Continue lendo…

Os 3 segredos que vão te fazer decolar no negócio de energia solar

Nessa altura você deve estar pensando que todo o segredo está em saber VENDER. Não é?

Amigo! Você está totalmente enganado…

Se eu e meu sócio não tivéssemos investido muito dinheiro e tempo buscado todo o conhecimento técnico nessa área, com certeza nada daria certo.

Pense assim: Nesse negócio de energia solar tem que haver um casamento perfeito entre TÉCNICA e VENDA, para que o dinheiro comece a jorrar, encher sua conta bancária e te deixar feliz. Compreende?

Para isso você deve…

instalacao

1º Segredo

Executar um instalação com perfeição, agilidade e segurança

Isso mesmo! Sua primeira meta é entregar todo o sistema de energia fotovoltaica com perfeição, agilidade e segurança para aquele cliente que você encantou em seu atendimento.

Isso não envolve só todas as técnicas para a instalação do kit de energia solar, mas principalmente com a sua segurança pessoal, pois em geral as instalações ocorrem em áreas com riscos de acidentes (telhados, lajes, estruturas elevadas, etc).

A parte técnica bem executada significa um cliente feliz, pois você vai entregar exatamente aquilo que o prometeu. Mas o maior beneficiado é você, pois sua conta bancária estará cheia, com saúde para poder gastar e evitar surpresas desagradáveis como ter que refazer um trabalho por causa de um serviço mal executado.

E olha que muitos profissionais acabam tendo grandes prejuízos exatamente por conta do prejuízo gerado por um RETRABALHO que eles mesmos fizeram ou delegaram para alguém não qualificado realizar. Então fique ligado!

Abaixo estão alguns detalhes técnicos sobre a instalação de sistemas de energia fotovoltaica que são essenciais você saber:

  • Conhecimentos básicos sobre eletricidade;
  • Funcionamento de todo o sistema fotovoltaico (painéis solares, inversores, dispositivos de proteção, cabeamento, etc.);
  • Normas da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL que orientam o que pode e não pode ser feito nas instalações;
  • Solarimetria que é entender como o SOL influencia nas instalações;
  • Todo o planejamento, dimensionamento e execução de uma instalação em diferentes cenários e condições;

2º Segredo

Realizar conexões lucrativas para você e seu cliente

O segredo aqui está relacionado com toda a parte operacional da solução de energia solar fotovoltaica e que viabiliza o negócio tanto para você que vai vender e instalar quanto para o cliente que vai investir na tecnologia.

Aspectos como encontrar os melhores fornecedores de painéis fotovoltaicos, equipamentos, ferramentas e outros itens para instalação do sistema escondem detalhes que se não forem bem avaliados podem resultar em prejuízos e muita dor de cabeça para você principalmente.

A partir do momento que você fecha o contrato com seu cliente, o próximo passo é buscar a aprovação do projeto do sistema junto a concessionária de energia. Para que esse processo seja agilizado e não corra nenhum risco de não ser aprovado, escolher um bom engenheiro eletricista com experiência em projetos de sistemas fotovoltaicos torna todo o processo mais ágil e seguro.

Aprovado o projeto, entra a fase de compra dos equipamentos. É nesse momento que o cliente opta por pagar com recursos próprios ou financiar. 

Como estamos falando de valores altos, a grande maioria dos clientes prefere o financiamento. 

É nesse ponto que você também tem a oportunidade de se diferenciar dos outros profissionais, que normalmente apresentam o contrato e dão as costas para o cliente. Eles deixam para ele todo o trabalho de pesquisar qual a melhor opção de financiamento e bancos ou financeiras escolher.

Amigo! Não faça isso… 

Embora isso possa dar um pouco de trabalho, entregue tudo para o cliente que for importante para facilitar sua tomada de decisão. Lembre-se da dica: “SEMPRE SURPREENDA SEU CLIENTE”.

Pense no que pode acontecer. O cliente, por falta de orientação, pode procurar uma instituição financeira que ofereça esse financiamento a taxas absurdas e logo em seguida tomar a decisão de desistir da solução.

Ou ainda optar por assinar o contrato com um concorrente que fez o dever de casa e apresentou de forma simples e prática a melhor linha de crédito para que ele pudesse realizar o pagamento.

É duro admitir, mas a realidade é que eu, você e a energia solar não representamos nada. Como aprendi a duras penas, o foco é sempre O CLIENTE.

E é com essa visão voltada para o cliente que voltamos ao ponto do “VENDER SEM VENDER”.

3º Segredo

Vender com incrível método “vender sem vender”

Então amigo! Chegou agora o capítulo final da história…

Lembra que depois da conversa com meu amigo de Ribeirão, eu e Thúlio ficamos ainda relutando com aquela nova visão de buscar sempre surpreender o cliente, mas resolvemos colocar em prática tudo aquilo que ouvimos.

Lembro que eu o Thulio até simulávamos uma situação de vendas, em que invertíamos o papel de vendedor e cliente, tentando entender a fundo o que passava na cabeça do nosso potencial cliente. 

A partir dali começa a surgir o que hoje chamamos de “Método do Vender Sem Vender”, que nada mais é do que uma série de estratégias de vendas que torna fácil todo o processo de vendas e aumenta em até 50% suas chances de fechar um contrato

Agora chegou o momento de te mostrar na prática uma das nossas primeiras estratégias dentro do método vender sem vender e que foi incrível?

Se ficou curioso, vamos lá…

Era 7:00hs de uma sexta-feira e eu e o Thúlio tinhamos acabado de entrar na padaria do Sr. Jorge (nome fictício para preservar a identidade real do cliente).  

Lembro que estávamos muito nervosos e ansiosos, pois precisávamos fechar aquele contrato de qualquer jeito e não sabia se essa nova estratégia em especial, iria atrapalhar ou ajudar o processo, pois Sr. Jorge era um conhecido do Thulio e o mesmo não estava demostrando tanto interesse no sistema fotovoltaico

Antes de desvendar a nova técnica que usamos, cabe falar da técnica nº 1 do método vender sem vender que se trata da criação de um modelo de contrato totalmente orientado dentro da nossa nova visão focada no cliente.

Como tenho facilidades com números e principalmente com o Excel, fiquei dias adaptando uma planilha de dimensionamento que já tinha para fazer os cálculos básicos e acabei conseguindo desenvolver uma aplicação que integrava essa planilha com a geração do novo contrato. 

Com esse aplicativo, que agora chamamos de “CONTRATO VENDER SEM VENDER”, bastava entrar com os dados de consumo do cliente que em questão de minutos era gerado o novo contrato contendo informações relevantes de economia gerada, ganhos, financiamento, parcelamentos e tudo mais que fosse importante para aumentar a chance de fechar o contrato.  

Vou te falar… Deu um trabalhão desenvolver essa aplicação… Mas depois de ver o resultado final, vi que valeu a pena, pois agora, além de evitar falhas na criação do contrato, fica tudo padronizado e com um visual altamente profissional, aumentando em muito sua autoridade perante o cliente. Sem contar as horas e horas de trabalho economizadas com essa rotina burocrática. 

Voltando para a história e com o contrato vender sem vender em mãos, subimos a escada em direção a sala do Sr. Jorge e entramos. Depois dos cumprimetos, já entregamos para ele a pasta que além do contrato tinha uma grande surpresa. Estou falando da nossa nova estratégia, a qual chamanos de “PRESENTE DOS SONHOS”

O Sr. Jorge abriu a pasta e deu de cara com uma foto maravilhosa de Fernando de Noronha e com um bilhete anexado com a seguinte frase: “Sr. Jorge, se assinar esse contrato, em março de 2021 você e sua esposa poderão estar nesse paraíso…”.

sonhos

Obs.: Só para deixar claro, em conversa com o Sr. Jorge, o Thulio conseguiu descobrir o que ele mais gostava e qual seria o presente dos seus sonhos. Dessa forma, usamos essa informação para colocar em prática o foco em  “SURPREENDER NOSSO CLIENTE”. Será que consegue perceber como tudo isso é fácil quando voltamos nossos olhos para o cliente e não para a solução? Conseguiu pescar a ideia?  

Mas voltando para a cena, o Sr. Jorge pegou a foto e começou a olhá-la por cerca de um minuto sem falar uma palavra ou mesmo olhar para nós dois.

Amigo! Vou te falar uma coisa… foi um dos minutos mais tensos da minha vida e eu e Thulio estávamos como congelados e totalmente sem ação. 

Foi então que ele baixou a foto e começou a nos encarar com uma cara fechada. Pensei… Já era!!!  

Foi então que ele soltou um grito e disse:

Ei mulher! Vem aqui para ver uma coisa…

Sua esposa estava na sala ao lado e veio imediatamente. 

Ela entrou na sala e ele logo entregou a foto para ela e disse: olha o que esses dois estão nos dando de presente…

A esposa pegou a foto e nos perguntou: Isso aqui é verdade?

Respondi para ela: Sim senhora! Vamos provar agora para seu marido que isso é verdade. Quer participar?  

Ela respondeu: É lógico… Não perco essa por nada! Deu então uma risadinha…

Olhei para o Thúlio e ele já estava com aquele sorriso de bobo. Naquele momento percebi que realmente não precisava vender, pois era só explicar o que estava escrito no contrato.

Realmente entendi o que meu amigo tinha dito: “VENDER SEM VENDER”.

Mas continuando, depois que expliquei tudo que estava no contrato, o “engraçadinho” do Sr. Jorge falou:

Poxa, mas como é que vocês fazem isso comigo? Principalmente você, Thúlio, que eu conheço a tanto tempo.

Meio sem entender falei: Porque Sr. Jorge? Ficou alguma dúvida?

Não! Queria saber porque vocês não me mostraram isso antes?

Já poderia ter conhecido Fernando de Noronha a muito tempo. 

Todos riram…

Que dia que vocês podem começar a instalar aqui para mim? Amanhã?

Cara! A sensação de ter fechado aquele contrato foi realmente algo indescritível. Ao mesmo tempo que foi o mais fácil de fechar, também foi o mais inesquecível.      

Desde então, a cada dia vamos aprimorando mais e mais nosso “MÉTODO VENDER SEM VENDER”

E cada vez mais nossa taxa de fechamento de novos contratos vem aumentando e obviamente nossos lucros.

Agora você tem 3 opções:

1º – Não fazer nada e deixar passar a oportunidade de entrar nesse mercado de energia que mais cresce no país, ou…

2º – Tentar aprender por meio de vídeos ou tutoriais espalhados pela internet que muitas vezes possui informações desencontradas ou ainda fazendo cursos incompletos e nada práticos, ou…

3º – Conhecer nosso treinamento “ENERGIA SOLAR LUCRATIVA” e aproveitar todo nosso conhecimento técnico e operacional no setor. E com exclusividade, aprender todas nossas técnicas de vendas aplicadas exclusivamente para o mercado de fotovoltaico, para que seu destino seja igual a de milhares de nossos alunos espalhados pelo Brasil que é o de faturar alto com energia solar.

Se é a 3ª opção que escolheu, basta clicar no botão abaixo…

© Copyright | 2020 | energiasolarlucrativa.com.br | Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade | Contato